SPIDER MAN

              Spider-Man: Web of Shadows é um jogo de video game com três versões diferentes: um jogo de ação totalmente em 3D
Quando as primeiras informações de Web of Shadows apareceram na rede, todos os fãs do Aranha ficaram meio cabreiros. Um trailer com Peter olhando para uma Nova Iorque completamente negra. Apesar de poucos segundos de vídeo, já dava para esperar o tom sombrio que viria no novo game do Aranha.
E as suspeitas se confirmaram. A primeira cena do game é o Aranha andando em cima de um prédio, no meio de uma guerra de soldados da SHIELD contra criaturas de simbionte completamente bizarras - ah, o aranha ignora a tudo e todos enquanto caminha para a borda do prédio, tudo com Beethoven tocando ao fundo... Cara, essa cena é do caralho!
A história é simples, mas é extremamente bem conduzida: Peter e Mary Jane são atacados pelo Venom... um pedaço do simbionte gruda no Aranha e ele volta a ter o uniforme negro. Peter derrota o Venom, mas Mary Jane se machuca. Ele leva MJ para o hospital e, quando chega lá, uma guerra de gangues acontece no meio da rua.
Depois de um pequeno plot com Luke Cage, Peter descobre que essa briga de gangue foi armada pelo Rei do Crime. Quando o Aranha vai confrontar o Gordão, ele se envolve em uma batalha fodaça contra a Gata Negra e o Abutre.
Porém, quando Peter está no telhado do prédio de Wilson Fisk, alguns civis começam a aparecer do nada com poderes do Homem-Aranha... e detonam os soldados de Fisk. Tentando se defender dos civis, o Aranha mata alguns e passa a ser visto como um criminoso.
Enquanto investiga todo mundo, Peter é atacado pelo Wolverine e, depois de um arranca-rabo fodaço, eles juntam suas forças e descobrem que Venom, de alguma forma, está conseguindo se reproduzir capturando habitantes de Nova Iorque e transformando-os em simbiontes.
Enfim, essa é apenas parte da história. Aliás, a história é um dos pontos altos do game. Tentei procurar quem é o roteirista, mas como não achei em uma primeira busca do Google, desisti (sim, me chamem de preguiçoso). Enfim, o importante é que ele faz um excelente trabalho criando uma história que tem ligação direta com os gibis, sem parecer complicado para os "não-iniciados".
A mecânica do game é a seguinte; ele é como um GTA do Aranha. Você pode ir pra onde quiser, pode subir em qualquer prédio e a liberdade do cenário (e sua extensão) é impressionante.
A movimentação é perfeita. Todos os movimentos do Aranha foram tirados dos filmes. Então, é possível fazer a porra toda: balançar entre os prédios, correr pelas paredes, dar saltos gigantescos e se sentir realmente como o super-herói. Você pode ligar o game e ficar só se balançando pela cidade, que isso já é legal pra chuchu. Ah, e olha que bacana: sua teia só prende onde tem lugar para isso - então, nada daquelas tosqueiras de "teias prendendo nos céus".
O sistema de combate também é legal. Apesar de ser meio "video-game" demais, dá pra fazer uns combos maneiros e o esquema de "atirar a teia no cara e ir voando até ele pra dar um bicão nas fuças" é divertido pra cacete (lembram da briga nos céus com o Abutre? MUITO FODA!).
Aliás, isso me faz lembrar de um ponto fortíssimo: as batalhas dos chefes. A luta contra o Abutre... a perseguição atrás da Gata Negra... a luta contra o Wolverine no beco (e a porradaria contra o Simbionte-Wolverine) são demais!
Por sinal, o game é recheado de participações especiais muito bacanas: Luke Cage, Wolverine, Cavaleiro da Lua, Viúva Negra, Rei do Crime, Abutre, Gata Negra, Electro e lá vai fumaça. Todos bem caracterizados e divertidos.
Ah, sabe outro ponto legal - mas que alguns de vocês podem achar meio tosco? É que o Aranha não morre! Quer dizer, se você tomar muita porrada nas brigas, é claro que você bate as botas e volta para o último ponto salvo. Mas o lance é o seguinte: você não morre por queda. Pode subir no prédio mais alto que você estiver e se jogar. Você cai no chão, dá uma cambalhota e levanta como se nada tivesse acontecido!!!
Outra coisa bacana: a história muda conforme suas decisões. Cada vez que você chega em um ponto-chave do jogo, há duas opções para tomar decisões: o lado heróico e o lado negro (esse muito mais legal e violento). Aliás, essa dualidade é sempre mostrada no jogo, com o lance do uniforme negro e vermelho. Você pode mudá-los a qualquer hora, o lance é você ficar dependente do simbionte, pois é muito mais fácil jogar com ele - o Aranha fica mais forte, mais rápido e muito mais violento.
Enfim, agora vocês devem achar que Web of Shadows é o melhor jogo do mundo, não é? Só tô falando bem dele!
Mas o game tem defeitos... e são bem chatos. Vamos lá.
Primeiro: o "travamento de alvo". Como o jogo é muito aberto (como o GTA) e, de vez em quando, enfrentamos muitos inimigos diferentes, é possível ativar o sentido de aranha para focar em um só inimigo. O problema é que, em algumas vezes, esse sistema atrapalha a câmera toda e fica praticamente impossível de ver alguma coisa. Além disso, para mudar de alvo, é só movimentar o mouse - e, com a movimentação do jogo, você acaba movendo o mouse sem querer e isso é um saco.
Aliás, isso também me lembra de um outro erro bizarro: não dá para mudar os controles do jogo!!!! Se você quer personalizar as teclas, esqueça. Só há uma opção e acostume-se a ela.
Assim como GTA, sempre temos várias missões para realizar. O problema é que muitas delas são repetitivas ou chatas. Tipo "derrote 15 gangues", "derrote 10 simbiontes voadores", etc, etc, etc. É tudo meio que repetitivo demais.
Outro defeito: a voz do Homem-Aranha. Se os outros personagens - como o Wolverine - foram bem dublados, o Aranha tem a voz de uma menininha de 10 anos. É MUITO escroto. Bom, pelo menos a voz da Viúva Negra é extremamente foda, com aquele sotaquezinho russo... sensacional!