sexta-feira, 15 de outubro de 2010

BATMAN

Justiceiro das trevas

Warner
Warner
Foi preciso zerar a filmografia de para que a Warner desse tudo aquilo que os fãs do homem-morcego sempre desejaram: uma história séria, densa, sombria, centrada nas angústias e tormentas do defensor de Gotham City. Em Batman Begins, o diretor Christopher Nolan conta a a transformação de Bruce Wayne em Batman, mostra como a sede de vingança e justiça pode transformar um herdeiro de bilhões de dólares em herói da noite e sem superpoderes. Abonico R. Smith aplaude a versão cinematográfica mais realista e próxima aos quadrinhos do criador Bob Kane

Detective Comics 33 - Primeira aparição
Por décadas o Homem-morcego tem chocado leitores, telespectadores e audiências pelo mundo inteiro. Tudo começou em Novembro de 1939. Sim, Batman e suas histórias tem 68 anos de idade oficialmente. Ele é fruto da empresa de quadrinhos DC Comics, que teve várias “Eras” ao longo de suas décadas de história. Batman surgiu ainda na “Era de Ouro” da DC. A partir da Detective Comics nº33, as pessoas conheceram um detetive maluco que se vestia de morcego e perseguia bandidos.  Apenas em Junho/Julho de 1947, em Batman nº 47 que se aprofundaram em suas história. Muita coisa pode ter mudado, mas o básico sempre se manteve o mesmo. Batman é o alter-ego de Bruce Wayne, um bilhonário playboy, empresário, filantropo que jurou combater o crime em Gotham City após a morte de seus pais, o médico Thomas Wayne e sua esposa Martha Wayne, quando ele ainda era criança.
Ele jurou vingar-se dos criminosos e começou um árduo treinamento, desde seus 8 anos, para se tornar um guerreiro exemplar, mental e fisicamente. Quando se viu preparado, sabia que teria que intimidar seus oponentes. Se aproveitando da covardia e medo dos criminosos, ele se inspirou nos morcegos para atingir esse objetivo. Estava então pronta a lenda que viveria por décadas e inspiraria diversas séries, desenhos e, principalmente, filmes.
Ele sempre chamou a atenção por ser um dos super-heróis menos “super” de todos. Ele sempre contou mais com seu intelecto e treinamento, já que nunca possuiu nenhuma super-habilidade. Batman está para os quadrinhos, como Sherlock Holmes esteve para a literatura. Não existe detetive melhor do que ele em toda história dos quadrinhos. Claro que vítima do capitalismo e na necessidade de se vender gibis, ele sofreu várias alterações e teve vários “finais” ao longo dos anos, bagunçando um pouco sua cronologia. Não importando quanto bagunçassem sua vida, Batman sempre foi ícone do limiar entre um super-herói e um justiceiro.

Era de Prata e Época Atual

Os clássicos nunca morrem...Na era de prata tivemos algumas poucas modificações em sua história, mas nada significativo. Nesse período, o seu parceiro Dick Grayson (Robin) acabou crescendo e indo para a faculdade. Batman voltou a ficar só e combater o crime. Não foi até a decada de 70 que surgiu seu arqui-inimigo mais conhecido, o insano palhaçoCoringa. Em 1980, Dick Grayson começou sua “carreira solo” como Asa Noturna e Batman teve que adotar um novo parceiro, Jason Todd. Jason, o segundo Robin, não era filho de circenses como Dick Grayson. Foi recrutado pelo Batman ao mostrar atitude, tentando roubar os pneus do batmovel. Logo seria treinado para suceder Robin, mas era instável demais, incosequente e acabou morrendo nas mãos do Coringa em uma saga de 1988 aqui no Brasil chamada “Morte em Família”. Além disso, ficou evidente que as histórias do Cruzado Encapuzado estavam ficando cada vez mais sombrias.
Após uma saga da DC chamada Crise nas Infinitas Terras, Batman teve sua história “reiniciada” em Batman: Ano Um. A série quadrinística foi escrita pelo mestre Frank Miller e deu um tom ainda mais sombrio ao homem-morcego. Além disso, também tiveram importantes séries, como a sua derrota para o vilão Bane em 1993, na série “A Queda do Morcego” (uma jogada como fizeram com “A Morte do Super-homem), além da série “Cavaleiro das Trevas” que é até hoje lembrada por todos os fãs e gerou muitos boatos em torno do filme que está para sair essa semana.

Além disso…

Seriado dos anos 60... que vexame!Não bastasse essa longa carreira nos quadrinhos, Batman teve uma série televisivaque foi de 1966 a 1968, um seriado estrelou Adam West como Batman e Burt Ward como Robin. A série beirava a comédia pelos seus exageros e efeitos especiais de baixíssimo custo. O Cavaleiro das Trevas teve uma carreira invejável nos desenhos, tendo 9 versões animadas de suas histórias em diferentes formatos e ambientações, além de aproximadamente uns 17 jogos para as mais diversas plataformas. Mas não foi somente isso, teve mais 7 filmes antes de seu último, Batman Begins, que se tornou a versão cinematográfica definitiva de Batman. Estaremos comentando

Nenhum comentário:

Postar um comentário